Sempre escutamos falar  que o protetor solar é amigo de sua pele e sua saúde, que evita queimaduras solares,  evita o câncer de pele, mas será que protege a sua saúde como um todo? Será que você caro usuário, está realmente protegido?
Antes de começar a esmiuçar o assunto, devemos entender o que é protetor solar e os tipos de protetores solares existentes no mercado.
Protetor solar ou filtro solar são substâncias que aplicadas na pele protegem contra a ação de raios UV. Existem dois tipos de protetores: Os químicos que absorvem os raios UV e os físicos que refletem os raios UV.
Os protetores existentes no mercado possuem uma combinação dos dois tipos de filtros para alcançar os valores máximos de FPS para atender as exigências do público consumidor e para atender o apelo de marketing.
Devido aos custos produtivos, os filtros químicos produzem maior ação bloqueadora com menor custo que os filtros físicos, levando empresas a investir seus esforços a encontrar ingredientes bloqueadores com menores custos possíveis.

Alguns destes ingredientes bloqueadores químicos encontramos:

Oxibenzona – Um dos principais ingredientes em muitos filtros solares, a oxibenzona é também um intensificador de penetração, um produto químico que ajuda outros produtos químicos a penetrarem na pele – o que significa que qualquer produto químico na pele será rapidamente absorvido pela corrente sanguínea. Este ingrediente comum em protetores solares é uma desregulação endócrina química que causa danos às células e é potencialmente perigosa para as mulheres grávidas, em especial. A Oxibenzona é usada para diminuir a contagem de espermatozóides e alongar o ciclo estral em ratos; e é potencialmente cancerígena em humanos.

Palmitato de retinol – são derivados da vitamina A e são frequentemente usados em loções e protetores solares. Eles estão associados com o crescimento acelerado das lesões de pele e tumores quando combinadas com a exposição solar. Estes Retinóides são muitas vezes utilizados para reduzir a aparência de rugas, mas os dados da FDA sugerem que os Retinóides têm propriedades foto-cancerígenas, o que significa que, quando aplicado à pele e exposta ao sol, pode acelerar a formação de câncer! Este ingrediente está em cerca da metade dos protetores solares vendidos atualmente.

Metoxicinamato de octilo: foi descoberto que danifica as células da pele, e muitas pessoas são altamente sensíveis ou alérgicas a este ingrediente. Ele pode causar uma erupção cutânea grave, vermelhidão e irritação para os indivíduos sensíveis.

Bensopenone-3 (BP3), Homosalato (HMS), cânfora 4-metil-benzilideno (4-MBC), Metoxicinamato de octilo (OMC) e octil-dimetil-PABA (PABA-OD)- foram todos analisados e identificados como causadores de efeitos estrogênicos (estes são xenoestrógenos) no corpo, o que pode levar ao ganho de peso (xenoestrógenos podem causar “gordura teimosa barriga”) e vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama em ambos os sexos.

Mas, o que deve ser feito para evitar o uso e a concentração de químicos em nosso querido corpo??

1) A ciência mostra que pequenas doses diárias de sol (10-30 minutos por dia na maior parte do corpo e dependendo da cor de pele) podem ajudar a aumentar os seus níveis de vitamina D, responsáveis pela absorção de cálcio no organismo. Não use horários com alto índice de incidência de raios solares como 10 a 16hrs.

543920_482076591841484_784666746_n

2) Alguns alimentos realmente protegem o corpo das ações nocivas do sol como os que contenham carotenoides, polifenóis e ômega 3, além de vitamina C e E, que são considerados nutrientes especiais, fotoprotetores dietéticos.

Fonte de proteção endógena, obtidos através da alimentação, estes agentes naturais apresentam potenciais antioxidantes, anti-inflamatórios, antimutagênicos e anticarcinogênicos que amenizam e bloqueiam diversos processos moleculares e celulares em nosso organismo.

Exemplo de nutrientes

Vitamina A e beta caroteno são potentes antioxidantes, combatem os radicais livres e o envelhecimento precoce, e são responsáveis pela regeneração da pele. Boas fontes são: cenoura crua; damasco; pêssego; abóbora; melão; mamão; manga; alimentos amarelo-alaranjados em geral; e vegetais verde-escuros (espinafre, brócolis, rúcula, agrião etc.). O licopeno esta presente no tomate, goiaba e frutas vermelhas.

Imagem relacionada

Vitaminas C e E também são antioxidantes importantes e ajudam o organismo a aproveitar e utilizar melhor a vitamina A. A vitamina E ainda bloqueia a luz solar. Fontes de vitamina C seriam: frutas cítricas (limão, laranja, kiwi, morango, acerola, caju) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, rúcula, espinafre) são ótimas fontes de vitamina C. A vitamina E é encontrada nas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), nos óleos vegetais e no gérmen de trigo
Ômega 3 (farelo de linhaça, sardinha, salmão, atum): ótimo aliado contra manchas e ressecamento da pele e ajuda a minimizar as rugas e linhas de expressão.

3) Uso de foto protetores que causam poucos danos ao nosso corpo.

A Environmental Working Group’s (EWG), uma organização que desde 1992 e se dedica a pesquisar substâncias químicas nocivas para a saúde e para o meio ambiente criou um banco de dados chamado de EWG Skin Deep para pesquisarmos sobre ingrediente s e também fórmulas de um produto.
Em resumo, você coloca a fórmula, ele analisa e dá uma nota. Quanto maior a nota, mais perigoso aquele cosmético.
A Lista Completa traduzida por Nyle Ferrari do blog Lookaholic + Esthefany Tavares, Juliana Rocha, Leila Marin e Tereza Thomé da moderação do grupo Cosméticos Orgânicos e Naturais.

Cuidado com as desinformações sobre produtos de proteção solar

O campo de produtos de proteção solar é minado pela desinformação ou informações falsas, propagandeadas pela mídia. Cuidado com produtos que fazem milagres por preços baixos. Os preços baixos normalmente, caracterizam produtos com qualidade duvidosa e componentes químicos perigosos.

Sugestões de Protetor solar em formato pó compacto, encontrados em diversas tonalidades:

Resultado de imagem para hydro sun translúcido
Pó Compacto Translucido

Sugestões Protetor solar liquido

hydro-sun-urban-cc-cream-bege-medio-fps-54-ppd-20-50g-belvitta
hydro sun 50g

 

 Use produtos de qualidade, tenha um bronzeado saudável, consumindo super alimentos e antioxidantes na sua dieta. Hidrate-se e consuma sucos de frutas frescas e coma vegetais carregados de nutrientes vivos. Exponha-se à luz solar pelo tempo de criar um bronzeado saudável e viva feliz.

Informações: WhatsApp          Phytos Prime

Referencias Bibliográficas :

CABRAL, Lorena Dias da S., PEREIRA, Samara de O. Filtros Solares e Fotoprotetores mais utilizados nas formulações no Brasil. 2011.

FLOR, Juliana; DAVOLOS, Marian Rosaly; CORREA, Marcos Antonio. Protetores solares. Química Nova. São Paulo, v. 30, n. 1, Fev. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422007000100027&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20/01/2018

TALHARI S, Lupi O. Fotoproteção e fotoprotetores. In: Câncer de pele. Rio de Janeiro: Médica e Cinetífica, 2001. pp 672-9.

URIM, Kátia Sheylla Malta and LEITE, Neiva.Fotoproteção e exercício físico. Rev Bras Med Esporte [online]. 2010, vol.16, n.3, pp.224-229. ISSN 1517-8692. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922010000300014.

Atenciosamente

 Bruno B. Mamari

Engenheiro Civil
CREA: ES-35.241/D

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s